sábado, 28 de maio de 2011

QUANDO PREFEITO, EDMILSON IMPEDIU INSTALAÇÃO DE CPI'S

Em meio às discussões sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de fraudes na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL), encabeçada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol), surge um questionamento sobre a real intenção do deputado.

Segundo o vereador José Scaff Filho (PMDB), durante sua gestão na Prefeitura Municipal de Belém, de 1997 a 2004, Edmilson Rodrigues, que à época era do Partido dos Trabalhadores (PT), teria evitado a instalação de várias CPIs. “No momento em que ele (Edmilson) esteve prefeito de Belém, ele não concordou que diversas CPIs propostas por vereadores fossem instaladas e suspendeu as mesmas na Justiça”.

Como exemplo das CPIs que teriam sido suspensas, o vereador aponta o requerimento de instalação da CPI de número 1456, de 1997, que previa apurar irregularidades na compra de leite em pó para o Programa de Atendimento aos Desnutridos e Gestantes de Risco Nutricional “Leite é Saúde”, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O documento justifica a solicitação de investigação através de anexos de reportagens e documentos da própria Sesma, como o contrato de fornecimento de leite, que comprovariam o superfaturamento na compra do produto. Ainda assim, a CPI foi suspensa pela 14ª Vara Cível da Capital, que concedeu liminar ao mandado de segurança impetrado pela Sesma.

O assunto ainda foi posto em discussão novamente em 2000, quando um novo requerimento de CPI foi realizado, porém, este também foi suspenso por decisão judicial. Desta vez, o documento justifica a necessidade de investigação, afirmando que houve suspensão da licitação que previa o fornecimento de leite para que fosse realizada a compra direta do produto. “As condições exigidas na licitação não foram as mesmas exigidas na compra direta”, afirma o documento.

Fonte: www.diariodopara.com.br 

PS: Edmilson se empenha tanto para instalar CPI na Alepa, mas não extamanente pelo interesse público e republicano de esclarecer aquela vergonha, apurar responsabilidade e punir os culpados, mas simplesmente porque quer palanque para promovê-lo eleitoralmente e antecipar a campanha para  Prefeitura de Belém. Na verdade, e os fatos demonstram, ele não é muito chegado a uma CPI, tem horror a ela, pelo menos quando é para investigá-lo.

A propósito, tá faltando CPI's pra investigar aquele escândalo que é o bondinho na Cidade Velha, que saiu do nada pra lugar nenhum, uma obra inútil e imprestável e que custou milhões do seu, do meu e dos nossos impostos.

E aquele conjunto habitacional construído e abandonado ali na Almirante Barroso, junto à Bandeira Branca?

Pensando bem, há assuntos e justificativas suficientes para a instalação de várias CPI's.

Nenhum comentário: