quinta-feira, 19 de maio de 2011

ALTAMIRA: ATO EM APOIO A BELO MONTE REÚNE 40 MIL PESSOAS

Um mar de gente disse "SIM" ao AHE Belo Monte

Nem mesmo a chuva que insistia em cair na cidade de Altamira, na noite de ontem, impediu que mais de 40 mil pessoas fossem à orla da cidade, na festa de comemoração dos dez anos do Consórcio Belo Monte, uma associação que reúne 11 prefeituras, câmaras de vereadores e sociedade civil das regiões do Xingu e Transamazônica. Além da comemoração, a população manifestou apoio à construção da hidrelétrica no Xingu, cujas obras devem começar em junho.

O evento, realizado na orla fluvial de Altamira, reuniu a população, lideranças empresariais, sociais e políticas dos onze municípios da região, além de representantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Pará. Milhares de pessoas dos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilância, Uruará e Placas ajudaram a lotar o cais de Altamira, na margem do rio Xingu, que teve que ser fechada para o tráfego de veículos para receber a multidão. 

Os discursos das lideranças da região foram marcados por apoio ao empreendimento energético, que, acompanhado das ações compensatórias, é visto como uma oportunidade de desenvolvimento regional sustentável e de solução para antigos problemas vividos pela população regional. O presidente do Consórcio Belo Monte, Eraldo Pimenta, prefeito do município de Uruará, disse que o evento é uma demonstração da união da classe política regional em defesa do desenvolvimento sustentável e dos projetos que possibilitam melhorar a qualidade de vida da população. 

“Somos a favor de Belo Monte, sim, porque defendemos o desenvolvimento, a geração de energia para o país e a melhoria da vida da nossa população. Quem é contra Belo Monte é contra o desenvolvimento regional”, resumiu o prefeito, acrescentando que muitas organizações contrárias ao empreendimento não têm base na região e defendem interesses internacionais alheios às necessidades do Brasil. O prefeito disse, ainda, que a grande participação popular demonstra que a sociedade da região também apóia a construção da usinam porque vê no empreendimento uma oportunidade de melhorar de vida, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: