Em 2012, haverá pelo menos duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou, hoje, Malvina Tuttman, presidente do Inep, órgão que aplica a prova. Em 2011, o exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão abertas às 10h da próxima segunda-feira, 23 de maio, e terminarão às 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição continua R$ 35. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção.
A realização de mais de uma edição da prova por ano é prometida pelo Ministério da Educação desde 2009, mas foi adiada devido à série de problemas ocorridos com a prova - vazamento em 2009 e erros de impressão em 2010.
Segurança - Neste ano, o Enem terá a participação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e de uma empresa de gestão de risco chamada Módulo.
À Módulo caberá verificar a logística do exame. De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, a empresa já está mapeando todas as etapas de aplicação da prova para evitar problemas. Segundo Dênio Menezes, diretor de gestão e planejamento do Inep, a Módulo já atuou nas eleições e nos jogos Pan Americanos.
A aplicação e correção do Enem novamente ficarão a cargo do Cespe, ligado à UnB, e da Fundação Cesgranrio.
A presidente do Inep prometeu que as falhas ocorridas nas outras edições do Enem não voltarão a ocorrer. Ela disse, no entanto, que não pode garantir um exame sem nenhum problema. "Garantir é uma palavra muito difícil de ser usada", afirmou.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/917507
Nenhum comentário:
Postar um comentário