terça-feira, 24 de maio de 2011

ENTREVISTA DE JARBAS VASCONCELOS NO BLOG, SEXTA

Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB/PA, vai falar aos leitores do blog

A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PA promove, na manhã do próximo sábado, manifestação contra a corrupção, a violência e pela paz. Na véspera, o presidente da entidade, Jarbas Vasconcelos, fala, aqui no blog, sobre a manifestação que resolveu promover.

Por que a Ordem tomou a iniciativa do ato de protesto? 

A OAB/PA, uma entidade que organiza e defende os interesses de uma categoria profissional, sempre assumiu, na verdade, posições de vanguarda política em defesa da sociedade, da Democracia, dos direitos de cidadania, pelo menos em nível nacional.

Na luta contra os governos militares, a OAB, a ABI, a UNE, parte da Igreja Católica e partidos de esquerda somaram forças contra a repressão, a tortura, pela anistia e pela redemocratização do País.

No Pará, entidades como a SPDDH, CBB, partidos de esquerda, Fetagri e alguns sindicatos, com apoio de membros da Igreja Católica, replicaram aqui as lutas nacionais, mas também abraçaram causas mais locais, como a luta pela libertação de dois padres franceses (Aristides Camio e Francois Gouriou) e treze agricultores da região do Araguaia, sul do Pará.

Unida a elas, uma miríade de outras entidades populares, de centros comunitários a associação de pequenos produtores, de centros acadêmicos a movimentos de oposição sindical, todos imantados pelo objetivo maior:o fim da ditadura e redemocratização do País. Mas lutava-se por um pouco de tudo: reformas urbana e agrária, pela anistia, contra a tortura, pela liberdade de imprensa, pela autonomia das universidades, pela educação pública e gratuita, pelo direito de morar, pela meia passagem aos estudantes... Até a luta pela qualidade no transporte público mobilizava milhares.

A Praça Dom Pedro II e arredores (Praça do Relógio, Avenidas João Alfredo e Portugal) foram o palco principal de todas essas lutas. Houve grandes manifestações, algumas que lotaram, literalmente, aquela grande praça, em frente à qual ficavam a sede do Governo Estadual, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa. Ali, os confrontos com a Polícia Militar do governador Alacid Nunes foram homéricos, violentos, com prisões e agressões diversas.

No próximo sábado, por iniciativa da OAB/PA e pela primeira vez sob o comando desta, espera-se que milhares de pessoas voltem àquele local, agora para clamar contra a corrupção, a violência e pela paz. 

Àqueles, hoje, com idade entre 40 e 50 anos e que viveram aqueles anos de efervescência política, as lembranças daquelas lutas serão inevitáveis. E também inevitável será a constatação da ausência das entidades gerais que, naqueles anos passados, estavam à frente das lutas pela Democracia. E se perguntarão: Onde estão elas? Onde estão seus líderes?

E justamente a OAB/PA, que nunca se destacou nesse campo da luta política, pelo menos no Pará, foi a única a perceber a corrupção na política? Foi a única a notar a promiscuidade que se estabeleceu entre os interesses dos partidos e do Estado? Somente ela percebeu as garras dos partidos cravado-se nas tetas dos governos, usurpando o controle sobre o erário e seus líderes se locupletando, inaugurando novas práticas de corrupção nunca vistas?

Enterramos os governos militares e ditatoriais, proclamamos a Constituição Cidadã, recostruímos a Democracia, restabelecemos o Estado Democrático de Direito. Mas, em contrapartida, a corrupção tomou conta dos governos, corrompeu consciências, entranhou-se nas instituições do Estado. A violência, por leniência ou, pior, por conivência de agentes das forças de segurança, alastrou-se e tomou conta do país, impondo o medo e o silêncio.

E as entidades ditas representativas da sociedade civil? Onde estão? O que fizeram diante desse quadro assustador? Nada, exatamente nada! Foi preciso OAB/PA arregaçar as mangas, provocar a indignação da sociedade e chamar o povo de volta às ruas.

Na entrevista ao blog, Jarbas Vasconcelos vai falar um pouco também dessa relação da sociedade com os governos diante da necessidade de se manter sempre alerta, ativa e participante do esforço permanente de construção e consolidação da democracia. Sem isso, a democracia não será plena, não haverá Estado Democrático.

Vamos todos à praça! Vamos todos gritar contra a corrupção e a violência! Vamos clamar pela PAZ!

2 comentários:

Montealegrense disse...

Olá, Piteira! Parabéns pelo blog! Continue abastecendo-nos de informações úteis e ousadas. Houve um engano seu com relação à foto publicada do presidente da OAB-Pará. A foto, na verdade, é do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Blog do Piteira disse...

Ê, Montealegrense, como é que deixas de reconhecer o teu conterrâneo Jarbas?

A foto não parece estar tão estragada para ele parecer tão envelhecido. Jarbas, o pernambucano, já deve estar próximo dos 70 anos. O Jarbinha é novo - mais novo que eu, pelo menos, que estou na flor da idade. Rsrsrs

Piteira