quinta-feira, 26 de maio de 2011

JOSEFINA: "O QUE QUEREMOS É O DESENVOLVIMENTO DO OESTE"

Josefina Carmo e líderes políticos do Oeste acompanharam a votação na CCJ do Senado, ontem. Mais uma batalha vencida

"Tenho dito, e reitero aqui, que criar um Novo Estado no Oeste não se trata de cometer o erro de dividir o Pará para repartir problemas crônicos e necessidades seculares, como afirmam os opositores à proposta. Para estes, dividir o Pará é nocivo a todos nós, inclusive pelo ônus financeiro que essa decisão representa. Pelo contrário: a criação do Novo Estado representará, antes de qualquer projeto político, uma estratégia de desenvolvimento regional.

O Pará nada vai perder, a não ser parte do seu território – um território que os governos estaduais, ao longo de séculos, não consegue atender. O Pará nada vai perder financeiramente com a criação do Novo Estado no Oeste. Esta região recebe, hoje, em média, menos de 14% dos recursos de investimentos do Estado. Belém e sua região metropolitana concentram 63% desses mesmos recursos, e a tendência será aumentar ainda mais com a emancipação do Oeste. Os recursos necessários à criação e implantação da estrutura do Novo Estado virão da União - um investimento necessário e comum em situações como esta. 

Repito: a criação do Novo Estado representa uma estratégia de desenvolvimento do Oeste. É isso que queremos, é isso que queremos que os demais habitantes do Pará compreendam e nos dêem essa oportunidade. Este é o nosso desafio.

Mas, atenção: é preciso que os líderes políticos do Oeste, especialmente aqueles diretamente envolvidos na coordenação do movimento de emancipação, tenham isso muito claro: estamos lutando pelo nosso desenvolvimento sustentável. É necessário que nossa sociedade e nossos cidadãos persigam esse objetivo e não permitam que este seja pervertido por ambições pessoais ou de grupos. É necessário levar essa proposta a todos os municípios e cidadãos desta região. O desejo de emancipação é apenas latente na maioria da população: falta ser estimulado e transformado em vontade política e, no plebiscito, em decisão consciente"

- Deputada Estadual Josefina Carmo (PMDB), que acompanhou, em Brasília, ontem, na Comissão de Consituição e Justiça do Senado Federal, a aprovação do projeto que autoriza a realização de plebiscito para a criação de Novo Estado no Oeste do Pará.

Para ler mais, acesse www.josefinacarmo.blogspot.com

Nenhum comentário: