domingo, 15 de maio de 2011

SONEGAÇÃO FISCAL: CLAUDIO PUTY SOB OS OLHARES DA POLÍCIA

O deputado federal Cláudio Puty (PT) está na mira da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) por seu envolvimento no esquema de sonegação fiscal contra a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que, desde 2005, deixou de arrecadar mais de R$ 2 bilhões.

Para Puty ser investigado, o delegado Dilermando Dantas Junior, da Dioe, informou que pedirá autorização da Câmara Federal em razão de o petista usufruir de foro privilegiado, um mecanismo de proteção a quem exerce mandato parlamentar hoje bastante criticado pela sociedade. O pedido se estenderá ao prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), outro envolvido, mas com ofício endereçado ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE).

Por enquanto, os investigados são o Grupo Leolar, de Marabá, grandes empresas atacadistas e varejistas do Estado. No caso de Puty, ele é acusado em um dossiê entregue à Polícia e ao Ministério Público, de se utilizar do tráfico de influência e do cargo que ocupava - era chefe da Casa Civil -, durante o governo de Ana Júlia Carepa, para arrecadar recursos para sua campanha política junto a empresários suspeitos de sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em troca, ele facilitaria o abrandamento da fiscalização sobre os investigados e até mesmo mudaria delegados e auditores da Sefa que estariam criando problemas em áreas comerciais sob controle dos sonegadores. Aliás, uma velha prática adotada por gestores executivos e deputados cujos interesses, às vezes inconfessáveis, são contrariados.

Fonte: www.diariodopar.com.br

Nenhum comentário: