terça-feira, 10 de maio de 2011

EDUCADORES QUEREM PNE APROVADO AINDA NESTE ANO

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi o principal tema da reunião de representantes do governo, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do movimento social Todos pela Educação, hoje, em São Paulo. Eles destacaram a importância do plano ser aprovado este ano, sob o risco de que “ocorra um desastre no país”, conforme manifestou o presidente do CNE, Antonio Carlos Ronca.

Mozart Neves Ramos, do movimento Todos Pela Educação, também acha importante a aprovação do plano ainda este ano. “É fundamental que esse plano seja aprovado ainda em 2011 para que possamos começar 2012 tratando dos planos municipais e estaduais de educação. Caso contrário, vamos perder um tempo absolutamente estratégico para ofertar uma educação de qualidade para todos os brasileiros”, disse.

O Plano Nacional de Educação, para o período 2011/2020, está tramitando no Congresso Nacional, onde, na Câmara dos Deputados, passa pela fase de elaboração do relatório, com a realização de audiências públicas que devem auxiliar o relator em seu parecer. Ele vai substituir o plano anterior, de 2001, que estabeleceu 286 objetivos e metas para a educação no país. O novo plano prevê 20 metas, desdobradas em 182 estratégias de ação.

Entre as metas, estão a universalização do atendimento escolar de crianças de 4 anos a 5 anos de idade e do ensino fundamental para a população de 6 anos a 14 anos de idade, além da alfabetização de todas as crianças até 8 anos de idade.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: