terça-feira, 10 de maio de 2011

GOVERNO PENSA EM DESONERAR FOLHA DE PAGAMENTO

O governo quer encaminhar ao Congresso um projeto de lei propondo a desoneração previdenciária da folha de pagamento que possa ser aprovado este ano, mas ainda discute a formatação de uma proposta, afirmou nesta terça-feira o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Em audiência promovida pela Comissão de Finanças e Tributação, Barbosa afirmou que a Fazenda prefere, "por princípio", propor a desoneração de forma horizontal à toda a economia, mas ainda não definiu se poderão haver alíquotas diferenciadas por setor, se a nova cobrança será cumulativa ou não-cumulativa nem como será feita a transição.

Atualmente, as grandes empresas têm de recolher 20 por cento sobre sua folha de pagamento para a Previdência. Em 2010, essas receitas somaram 82,2 bilhões de reais, o que correspondeu a 28,8 por cento das receitas do INSS.

O governo está disposto a reduzir essa tributação para aumentar a competitividade das empresas intensivas em mão-de-obra e reduzir estímulos à informalidade , mas ainda busca, em discussão com o setor produtivo, uma fórmula que não prejudique a Previdência.

A redução da tributação previdenciária da folha, para uma alíquota de 14 por cento, foi proposta pelo governo Lula no âmbito de uma reforma tributária encaminhada ao Congresso em 2008, mas que não avançou.
Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: