domingo, 15 de maio de 2011

PLEBISCITOS: ENTIDADES EMPRESARIAIS DIVIDIDAS

Embora com variações no tom, as entidades do setor empresarial do Pará ou são ostensivamente contrárias ao plano de divisão territorial do Estado, como é o caso da Associação Comercial, ou veem com muitas restrições e alguma desconfiança o movimento separatista. 

Com posição muito clara e publicamente assumida em defesa da integridade territorial do Pará, a ACP vai ajudar, inclusive, na montagem de um comitê de mobilização da sociedade para evitar o desmembramento.

Este é também o entendimento do presidente da Federação das Indústrias do Pará, José Conrado Azevedo Santos. Desde que o plebiscito é fato consumado, dada a sua aprovação pela Câmara dos Deputados, ele disse que a Fiepa defende que seja consultada toda a população do Estado.

Por seu turno, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) vai reunir em Belém, durante três dias - de 31 de maio a 2 de junho -, os dirigentes dos 126 sindicatos rurais de todo o Pará, os expoentes do agronegócio no interior e até lideranças políticas para tomar uma posição sobre o assunto.

Fonte: www.diariodopara.com.br

PS: A decisão da ACP certamente que é autocrática, tomada sem ouvir os dirigentes empresariais e comerciais do Oeste, Sul e Sudeste. Se assim agisse, saberia que os empresários do setor nessas regiões são favoráveis, sim, à emancipação.

Atitude correta e democrática é a da direção das outras entidades empresariais, que vai ouvir suas representações nas principais cidades que integram essas regiões.

Nenhum comentário: