quinta-feira, 19 de maio de 2011

REBAIXAMENTO DO LINHÃO DA CALHA NORTE TERÁ EMPENHO DE JATENE

O governador Simão Jatene (PSDB) vai se empenhar pessoalmente e articular a bancada paraense no Congresso Nacional para conseguir junto ao Ministério das Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o rebaixamento da tensão elétrica no linhão de Tucuruí que está sendo construído na margem esquerda do rio Amazonas. O projeto original prevê inicialmente o rebaixamento da alta para a baixa tensão elétrica apenas na cidade de Oriximiná. 

Ele assumiu esse compromisso, na manhã de ontem, em reunião que teve com a deputada Josefina Carmo (PMD) e o prefeito Jardel Vasconcelos (PMDB), de Monte Alegre. 

O linhão Tucuruí-Macapá-Manaus vai permitir a integração dos sistemas isolados das duas capitais ao Sistema Interligado Nacional (SIN), possibilitando a redução do consumo de combustíveis nos parques termelétricos da Amazônia e o recebimento de uma energia elétrica mais limpa e mais confiável.

O problema, segundo a deputada Josefina Carmo, é que os outros pontos de rebaixamento estão previstos somente para 2016. “Nós não podemos esperar tanto tempo. Temos urgência no rebaixamento da energia ao longo do linhão de forma a garantir a todos os municípios a região essa energia limpa, segura e certamente mais barata”, afirmou a deputada.

Josefina citou como exemplo o projeto da empresa Camargo Corrêa Cimentos, que pretende montar fábrica em Monte Alegre para produzir cimento a partir de mina de calcário existente naquele município. O projeto prevê investimento de R$ 400 milhões. 

O governador se solidarizou com a deputada e com o prefeito de Monte Alegre. Ele também concordou que a região não pode esperar tanto tempo e, por isso, vai mobilizar força política do Estado, em Brasília, para conseguir as mudanças necessárias no projeto original do linhão.

Fonte: www.josefinacarmo.blospot.com

Nenhum comentário: