quinta-feira, 19 de maio de 2011

FLOTAS PARU E TROMBETAS TERÃO REGRAS PARA UTILIZAÇÃO

Santarém será palco de oficinas para a definição das regras de uso das Florestas Estaduais (Flotas) de Faro e Trombetas, nas comunidades do Português e Monte Sião. De 20 a 22 de maio, técnicos da Gerência das Flotas da Calha Norte estarão no município para definir a utilização dos recursos naturais da Unidade e como se dará a ocupação do espaço.

Com essas regras, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) visa assegurar a sustentabilidade da Unidade de Conservação a partir da regulamentação da utilização dos recursos naturais e dos espaços comuns. As regras também buscam embasar o compromisso entre as comunidades locais e o órgão gestor para assegurar a utilização de práticas sustentáveis, bem como garantir a manutenção das atividades tradicionais, além de servir como documento de referência para a fiscalização do cumprimento dos objetivos da Flota.

Nas oficinas, o grupo fará um mapeamento participativo do uso dos recursos, através da identificação das áreas de uso pelas populações locais, análise dos recursos explorados e periodicidade de exploração. Na ocasião, também serão estabelecidas as regras por meio de discussões coletivas, considerando os dados dos levantamentos socioeconômicos, biológicos e o mapeamento participativo.

Fonte: Ascom Sema

Nenhum comentário: