terça-feira, 24 de maio de 2011

VEM AÍ NOVA ETAPA DO "LUZ PARA TODOS"

O LPT vai continuar para atender quase 500 mil famílias

O governo federal vai lançar uma nova etapa do Programa "Luz para Todos", para estender o acesso à energia elétrica a 495 mil famílias, a maioria nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o diretor nacional do programa, Aurélio Pavão de Farias, a meta já está prevista na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O Luz para Todos, programa de eletrificação rural lançado em 2003, deveria ter sido encerrado em 2008, mas foi prorrogado para 2010 e, depois, para 2011. Segundo Farias, ainda restam 240 mil famílias sem acesso à luz elétrica, que deveriam ter sido atendidas pelo programa até o ano passado, mas que devem ser contempladas até o fim deste ano.

De acordo com o diretor, nos estados em que as metas do Luz para Todos não foram cumpridas, o governo vai priorizar a população em extrema pobreza, quilombolas, indígenas e escolas.

Farias lembra que, mesmo que o programa um dia acabe, as pessoas não vão deixar de ser atendidas, porque existe a obrigação das concessionárias de universalizar o atendimento.

“O que o Luz para Todos faz é ajudar as concessionárias a antecipar a universalização, colocando recursos de subvenção, até para mitigar o impacto tarifário. O que estamos fazendo é sair dos estados que não precisam mais da gente. Mas vamos continuar olhando para a população que merece a nossa atenção e merece ter o recurso de subvenção”, explicou, em entrevista à Agência Brasil.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: