terça-feira, 17 de maio de 2011

ROGER AGNELLI CONFIRMA ENVIO DE "CARTA-BOMBA" PARA DILMA

A poucos dias de deixar o cargo, o presidente da Vale, Roger Agnelli, disse, ontem, que enviou à presidente Dilma Rousseff uma carta em que aponta indícios de suposto desvio de royalties da mineração por parte da Prefeitura de Parauapebas (PA), administrada por Darci José Lermen (PT).

Agnelli escreveu a Dilma, em março, para informar que a Vale e outras mineradoras foram autuadas por supostamente terem diminuído o repasse da CFEM (compensação pela exploração de recursos minerais) - tributo conhecido como “royalty da mineração’’.

Na carta, revelada por reportagem da revista “Época” publicada na semana passada, ele diz que a disputa entrou num “contexto político” após prefeituras contratarem consultores para arrecadar “altos e teóricos valores que não são devidos”.

Agnelli confirmou o conteúdo da carta, ontem, ao inaugurar o complexo Onça Puma, o primeiro projeto de exploração de níquel da Vale no país, situado em Parauapebas, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu, no Pará.

O executivo deixa o cargo no fim desta semana, desgastado com o governo do PT. Na carta, ele citou como exemplo do suposto esquema a cidade de Parauapebas. O município foi responsável por 73% de toda a CFEM arrecadada no Pará em 2010.

Agnelli disse que os valores que Parauapebas ganhou com os royalties, desde a década de 1980, não parecem ter sido aplicados em benefício da comunidade. O Ministério Público do Pará e o Tribunal de Contas dos Municípios investigam se houve desvio. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Parauapebas, mas não obteve resposta.

Procurada pela reportagem, a Presidência da República confirmou que recebeu a carta. Segundo o Planalto, ela foi enviada para o Ministério de Minas e Energia. Ainda segundo a Presidência, a questão entre a Vale e as prefeituras é “judicial’’ e o Planalto não poderia interferir.

Fonte: www.diariodopara.com.br, com informações de Folha de S. Paulo/Ourilândia do Norte-PA)

Um comentário:

Anônimo disse...

PAra mim , cada dia mais os governantes do nosso País estão ficando discarados ,com tantos escandalos ,mas isso acontece devido a nós mesmos , o povo é culpado disso ,porque não protestamos ,não questionamos o nosso direito , e isso acaba nisso na impunidade ....é o fim ...