sexta-feira, 6 de maio de 2011

EDISON LOBÃO GARANTE QUE AHE BELO MONTE NÃO VAI ATINGIR ÍNDIOS

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou à presidenta Dilma Rousseff, hoje, que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), não vai afetar nenhuma comunidade indígena. Lobão entregou à presidente um relatório no qual informa que a comunidade indígena mais próxima do lago que se formará com o represamento do rio fica a 31 quilômetros de distância.

“Mostrei à presidenta um mapa que demonstra a presença de diversas reservas na região. A mais próxima está a 31 km do lago. Outras, a 200, 300 e até 500 km de distância”, disse o ministro, que defendeu a necessidade da construção da usina, que terá potência instalada de 11 mil megawatts.

“É uma energia da qual nós necessitamos porque, de outro, modo teríamos que construir mais intensamente termelétrica a óleo, a carvão e, no momento, não é o que interessa ao país. Nós temos a matriz energética mais limpa e renovável do mundo e pretendemos continuar assim”, disse o ministro.

A construção de Belo Monte vem sendo alvo de polêmica envolvendo indígenas, Ministério Público, organizações não governamentais e, até, a comunidade internacional. No mês passado, o Brasil foi notificado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que sugeriu a paralisação do processo de licenciamento da obra até que as comunidades indígenas afetadas sejam ouvidas.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: