quinta-feira, 5 de maio de 2011

CENTRAIS E GOVERNO VÃO DEBATER FATOR PREVIDENCIÁRIO

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, acertou, nesta quinta-feira com as centrais sindicais que o governo vai reabrir as discussões sobre o fim do fator previdenciário.

Ficou definido ainda que, na próxima semana, as centrais devem conhecer a proposta do governo para a desoneração da folha de pagamento, que encontra resistência dos sindicalistas.

Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira (PDT-SP), a expectativa é que a discussão sobre o fim do fator previdenciário deva ser encerrada até o início de junho, para o texto seguir para o Congresso.

O fator reduz os benefícios de quem se aposenta mais cedo, levando em consideração quatro elementos para o cálculo do benefício: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de vida. O modelo afeta o benefício dos trabalhadores que se aposentam por tempo de contribuição.

"Esse é um tema delicado e por isso vamos ter toda essa fase de negociação para depois o texto seguir para o Congresso", disse.

Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o fim do fator previdenciário aprovado pelo Congresso.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/911775

Nenhum comentário: