quinta-feira, 5 de maio de 2011

JATENE É FAVORÁVEL À REALIZAÇÃO DO PLEBISCITO

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), é favorável ao plebiscito sobre a divisão territorial do Estado para criação dos Estados de Carajás e Tapajós, nas regiões sul e oeste paraenses, mas defende a realização de uma ampla campanha de comunicação para esclarecer a população sobre "as ameaças e oportunidades da divisão".

Para Jatene, a população deve ter a total clareza do que vai escolher e suas reais consequências. Ele também não admite que o plebiscito esteja "associado a qualquer tipo de processo eleitoral" para que não se contamine. O governador teme que a consulta ocorra em 2012, ano de eleição para vereador e prefeito.

De acordo com o texto aprovado hoje, no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito, e se este for favorável à criação dos novos Estados, a Assembleia Legislativa do Pará deverá se manifestar sobre a medida, devendo dar conhecimento da decisão ao Congresso Nacional em três dias úteis.

Caso o Estado do Tapajós seja aprovado, ele terá 27 municípios e corresponderá a 58% do atual território paraense, na região oeste. Já o de Carajás terá 39 municípios e ocupará uma área equivalente a cerca de 25% das regiões sul e sudeste do território atual do Pará. Do território original restariam apenas 17% , incluindo as regiões norte e nordeste, abrangendo o arquipélago do Marajó e tendo Belém como capital.


Fonte: www.portalorm.com.br

Um comentário:

Zé da Barranca, O ousado e intrepido... disse...

TODAS ORAÇÕES AFIM QUE O TA, O NOVO ESTADO DO TAPAJÓS SEJA EFETIVADO, E LÁ VAMOS NÓIS PARA ALTAMIRA-TA.,SOMENTE ASSIM PROPICIARÁ MAIOR FISCALIZAÇÃO ÀS APPs, MELHORES ESTRADAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL! FOI A NOTÍCIA MELHOR QUE RECEBEMOS!!! ABS, EMINENTE JORNALISTA,,,