quinta-feira, 5 de maio de 2011

MINISTÉRIO VAI AUTORIZAR ESTUDOS DE VIABILIDADE DE HIDROVIA

O Ministério dos Transportes confirmou que irá autorizar a inclusão na segunda versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental das hidrovias Teles Pires-Juruena-Tapajós.

O ministro Alfredo Nascimento informou ao senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) que serão investidos R$ 11 milhões nos estudos, pré-requisitos para avaliar as viabilidades das hidrovias. Além do estudo, está garantido também para este ano o início das obras de dragagem, derrocagem e sinalização no rio Tapajós, no trecho entre Santarém a Miritituba e a construção do porto público em Miritituba. 

Fonte: www.diariodopara.com.br

PS: O blog tratou desse assunto, dias atrás. Aqui relatei que empresários, políticos e líderes da sociedade civil do Mato Grosso já estão realizando audiências públicas para debater o projeto. Mais uma vez, eles saem na nossa frente - uma constatação que incomoda, sim!

O que deveria nos preocupar é o fato, percebe-se, de a execução deste se avizinhar e nós, paraenses - especialmente os paraenses do Oeste -, sequer termos a noção exata da importância que tem esse projeto para a nossa região. O governo o Estado, nota-se, mantém-se indiferente, mas isso não é exatamente uma constatação que nos surpeenda. 

Na verdade, na verdade, o que assusta é o fato de nenhuma autoridade do Oeste - prefeito, vereador, deputado estadual, federal, ninguém - ter manifestado qualquer preocupação ou satisfação com o projeto da referida hidrovia nem tomado qualquer iniciativa política para chamar a sociedade para discutir os impactos socioecnômicos e ambientais dela na região.

É mais que preocupante: é uma omissão que revolta.

Nenhum comentário: