quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

WALDEMAR AZEVEDO OPINOU SOBRE ENQUETE ATUAL DO BLOG

O amigo Waldemar Azevedo, petista de carteirinha e militante histórico das causas democráticas (eu o conheci no início dos anos 80, quase 30 anos atrás), sobre a postagem "Enquete: Como será a atuação do ex-presidente Lula no Governo Dilma", enviou o seguinte comentário:

"Bom dia, Piteira!

É importante lembrar que a maioria do povo brasileiro, optou por dar continuídade ao projeto político coordenado pelo Presidente Lula ao elegermos a primeira mulher Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Assim como para se ter governabilidade, é importante que reconheçamos a representação da sociedade brasileira, com os atores políticos (partidos) de amplo expectro.

O Lula esta deixando a presidência e não vai querer ser eminência parda, no governo Dilma, vai ter outras tarefas políticas, uma que poderá dar grande contribuição é mobilizar para que sejam ampliadas as instâncias da democracia participativa, lutar para que possamos regulamentar os Referendos e os Plebíscitos. Estes instrumentos podem ajudar muitos serem protagonistas das mudanças necessárias, para se romper com lógicas patrimonialistas e de subalternidade.
atenciosamente.

Waldemar Azevedo

E concluiu com uma citação do português Saramago:

"A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antidóto para reverter esse mau funcionamento da democracia é construir uma sociedade crítica que não se limite a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e a reflexão." José Saramago (1922-2010).

PS: Waldemar não diz se votou na enquete, mas imagino que, se votou, tenha optado pela segunda resposta:
"Nos bastidores, atuando apenas nos casos em que for chamado pelo governo". É a mais próxima de seu posicionamento.

Um comentário:

Blog do Piteira disse...

Wal,

imagino que estás acompanhando o caso da iraniana Sakineh, condenada à morte por apedrejamento, mas libertada, hoje, segundo informações de última hora.

Na nossa época de SPDDH e de "Resistência", já teríamos soltado uma nota contra o governo iraniano e a sentença de morte. Agora, então, com a notícia de sua libertação, teríamos ido à João Alfredo com megafone e panfleto na mão comemorando a libertação dela.

Mas nada, nada disso aconteceu. O Resistência morreu, a diretoria da SPDDH não é a mesma e suas prioridades mudaram, o PT assumiu o poder...

Alguma coisa muito grave aconteceu nesse período, especialmente nos últimos quatro anos, não achas?

Já que não vai haver nota pública nem manifestação celebrando a libertação de Sakineh, vamos ajudar a divulgar o fato e insistir em pedir a liberdade de outros presos políticos mundo afora, inclusive em Cuba, Venezuela, China e outros países controlados por facínoras.

Nenhum partido ou governo, ainda que de esquerda (lutamos tanto pra alcançar o poder), deve ser mais importante que a luta da humanidade pela manutenção ou ampliação das liberdades democráticas, contra as ditaduras e a violência de goveros autoritários e sanguinários, pela solidariedade e pelos direitos plenos de cidadania.

Grande abraço, camarada!

Piteira