quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DROGAS: BRASIL E BOLÍVIA ASSINAM ACORDO PARA COMBATER TRÁFICO

Brasil e Bolívia assinaram, nesta quinta-feira, um acordo de cooperação contra o narcotráfico e a lavagem de dinheiro em regiões de fronteira. Também definiram ações conjuntas na área de inteligência, informaram ambas as partes, durante a cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu.


O ministro brasileiro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que o acordo de cinco pontos "não tem nada de teórico: é muito prático e concentra-se em ações concretas para melhorar o controle fronteiriço e usar essa região como elemento de integração".


O acordo prevê o treinamento de agentes policiais de ambos os países em centros especializados no Brasil e operações conjuntas de inteligência para localização de áreas de cultivo de maconha, que serão alvos de ações de erradicação.


Os dois países também realizarão treinamentos de agentes especializados em combate à lavagem de dinheiro na fronteira.


Fonte http://www.agenciabrasil.gov.br/

PS: Notícia importante e que deveria nos encher de esperanças, não fosse a baixa probabilidade de ser levado a sério.


Como se sabe, cerca de 80% da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia, onde o cultivo de coca cresceu mais de 40% desde que o atual presidente, Evo Morales, assumiu - ele própro um ex-cocaleiro. Na Bolívia, a produção de coca e de seus derivados são uma das atividades econômicas que mais emprega e gera renda nas regiões rurais do país.


E o governo Lula só ajudou para agravar esse quadro: determinou ao BNDES a liberação de milhões de reais para o governo boliviano asfaltar a hoje conhecida "Rodovia da Coca" - a principal rota do tráfico de drogas e armas para o Brasil.


Assim, sem querer ser pessimista, mas com o pés no chão, não dá pra levar a sério a atitude dos dois governos.

Nenhum comentário: