terça-feira, 28 de dezembro de 2010

AEROPORTO DE ITAITUBA AGONIZA

Empresas aéreas exigem a adequação do aeroporto de Itaituba como condição para permanecerem no município. Há pelo menos cinco anos, o aeródromo vem passando por sérios problemas na sua estrutura. A logística oferecida para as companhias aéreas só tem reduzido, o que acabou forçando a retirada de alguns vôos, prejudicando os passageiros.


Hoje, a imagem do aeroporto é de desolação. Saguão vazio, assim como os guichês de venda de passagens e os boxes de venda de lembranças e artesanatos. As companhias têm enfrentado dificuldades para manter a freqüência dos vôos, principalmente por falta de estrutura do aeroporto.


Os maiores problemas estão na constante falta de luminárias na pista e a ausência do Corpo de Bombeiros, que é vinculado ao Município. Apenas quatro bombeiros estão contratados, e se revezam em turnos diários com apenas dois por turno. Isso sem levar em conta que até a torre de controle de vôo foi desativada no ano passado, ficando apenas um pequeno grupamento de orientação da Infraero.

Fonte: Mauro Torres - www.diariodopar.com.br

PS: E pensar que aquele aeroporto já foi o segundo mais movimentado do mundo em número de pousos e decolagens, nos anos 80, no auge da produção aurífera! A prioridade da Infraero será, nos próximos anos, ampliar e melhorar a infraestrutura dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016.

Assim, ou o prefeito Valmir Climaco busca apoio do novo governo estadual, a partir de janeiro, com apoio dos deputados e senadores eleitos com votos da região do Tapajós, ou o cenário futuro não será nada otimista.

2 comentários:

reginelson disse...

vai acontecer como aconteceu em monte alegre, por falta de responsabilidade e compromisso por parte do atual prefeito JARDEL VASCONCELOS. fechar o aeroporto e fica por isso mesmo............

Blog do Piteira disse...

Reginelson,

não tenho procuração para defender o prefeito Jardel Vasconcelos, de Monte Alegre.

Efetivamente, o Aeroporto de Monte Alegre nunca esteve, um mês sequer, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. O prefeito Jardel chegou a propor, formalmente, acho que 2001, a cessão do aeródromo para a administração municipal, coisa que oficialmente não foi efetivado pela Secretaria de Estado de Transporte.

De plena e total responsabilidade do governo do Estado, o aeródromo de Monte Alegre foi simplesmente abandonado pela Setran nos últimos quatro anos.

Tomei conhecimento das insistentes solicitações do prefeito e da deputada Josefina Carmo (PMDB) à Setran e à governadora Ana Júlia Carepa para a realização das obras e serviços exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para desinterditá-lo, mas nada aconteceu.

Houve, sim, falta de responsabilidade e compromisso com a manutenção e funcionamento daquele aeródromo, mas esta não foi de Jardel.

Um abraço.

José Maria Piteira