segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UHE TELES PIRES RECEBEU LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu, hoje, licenças prévias para as usinas hidrelétricas de Teles Pires, Estreito e Cachoeira, que serão leiloadas na próxima sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída no rio de mesmo nome, na divisa de Mato Grosso com o Pará, entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga, é a maior do pacote de usinas que irão a leilão esta semana. Ela terá 1.820 megawatts (MW) de potência instalada.

A construção da hidrelétrica tem sido questionada pelo Ministério Público Federal no Pará, que entrou com ação civil contra o licenciamento ambiental isolado da usina, que será parte de um complexo de seis hidrelétricas no mesmo rio.

A Hidrelétrica de Estreito terá potência instalada de 56 MW e será instalada na Foz do Rio Canindé, um dos afluentes do Rio Parnaíba, entre as cidades de Amarante (PI) e Jacareacanga (MA). Também no Médio Parnaíba, a Usina de Cachoeira poderá gerará 63 MW de energia.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: