segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DILMA GARANTE QUE MUDARÁ POSIÇÃO DO BRASIL EM RELAÇÃO AO IRÃ

A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse, em entrevista ao jornal americano “The Washington Post”, não concordar com a abstenção do Brasil na votação de uma resolução na ONU condenando violações de direitos humanos no Irã.


A entrevista foi publicada na edição de domingo e faz referência à Assembleia-Geral das Nações Unidas, que ocorreu há duas semanas, e terminou por aprovar o texto por 80 votos a favor, 44 contra e 57 abstenções de países como Índia, África do Sul e Egito. O documento cita casos de tortura, alta incidência de penas de morte, violência contra mulheres e perseguição a minorias étnicas e religiosas.


Dilma disse que se sentiria desconfortável, como mulher e presidente, em se calar em relação à sentença de morte por apedrejamento, como a que a iraniana Sakineh Ashtiani foi condenada, por um suposto adultério.


“Não farei nenhuma concessão nesse assunto”, disse ela, citando práticas “medievais” contra as mulheres.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/

PS: Confesso que custo a acreditar nessa mudança futura da diplomacia brasileira em relação ao país dos aitolás e do assassino Ahmadinejad, amiguinho do presidente Lula. Mas torço que isso aconteça. Seria uma mudança significativa e tiraria o Brasil dessa posição incômoda de ser conivente com governos autoritários, useiros e vezeiros na prática de crimes contra a humanidade e de desrespeito fragoroso aos direitos humanos, como o Irã, Venezuela, Bolívia e Cuba.

Que seja!

Nenhum comentário: