O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.
O exame, que é aplicado a cada três anos, é divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.
No Pisa 2009, o foco de análise foi a leitura. Nesse ranking, o Brasil obteve 412 pontos - a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos. Foram avaliados diversos aspectos na leitura, como a capacidade de reflexão, avaliação e interpretação dos alunos, por exemplo.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/
PS: Realmente, não se pode esperar muito de um país que não consegue cumprir mais do que 1/3 do seu Plano Nacional de Educação - que não consegue, inclusive, realizar, com um mínimo de credibilidade, um exame nacional do Ensino Médio.
Uma vergonha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário