domingo, 19 de dezembro de 2010

IVO LUBRINNA, CIDADÃO DO PARÁ

No Blog da Deputada Josefina Carmo, ontem, com o título acima:
A iniciativa foi da deputada Josefina Carmo. Ivo Lubrinna agora já é cidadão paraense. Ele já vive e trabalha aqui há 36 anos. Faltava-lhe essa homenagem

O empresário e líder garimpeiro Ivo Lubrinna de Castro, mineiro de nascimento, já é cidadão paraense. Na última sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa)concedeu-lhe o título honorífico "Cidadão do Pará", uma iniciativa da deputada Josefina Carmo (PMDB). Sem conseguir vaga nos aviões para vir a Belén, Ivo foi representado na solenidade de entrega do título pela filha, Luciana, que mora na capital.


Ivo Lubrinna é mineiro de Governador Valadares, nascido em 19 de maio de 1948. Ele chegou ao Pará, na cidade de Santarém, em 8 de outubro de 1974, mas foi em Itaituba que ele fincou raízes.


Líder dinâmico e de iniciativas próprias, Ivo fundou, em 1983, a Associação dos Garimpeiros, que, em 1985, foi transformada no Sindicato dos Garimpeiros e, em 2007, converteu-se em Sindicato dos Mineradores do Oeste do Estado do Pará (Simioespa), entidade presidida por Sérgio Aquino e da qual Ivo é vice-presidente.


Em 1988, Ivo Lubrinna foi eleito presidente da União dos Garimpeiros da Amazônia Legal (Usagal), quando representou mais de 1,2 milhão de homens e mulheres garimpeiros espalhados pela região, ficando no cargo até 1992.


Em 1988, a convite do governo da África do Sul, Ivo foi à África, representando a região do Tapajós e o Estado do Pará, onde observou in loco as tecnologias utilizadas na mineração naquele país, conhecimento esse que trouxe e adaptou nas atividades da região do Tapajós. Também em 1988, no processo constituinte, contribuiu na elaboração do Artigo 174 da atual Carta Magna e, posteriormente, na elaboração das leis de Nº 7766/89, que normatizou o mercado financeiro, e Nº 7805/89, que regulamentou a atividade garimpeira e a política ambiental.


Ele participou, no Rio de Janeiro, da Conferência da Organização das Nações Unidas (ECO-92). No período de 1993 a 1996, foi secretário Municipal de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba. Em 2000, assumiu a presidência do Simioespa, cargo esse que ocupou durante dois anos, quando foi eleito para a presidência da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot), cargo para o qual foi reeleito em 2004 e atualmente cumpre o terceiro mandato à frente da entidade.


"Como se vê, o mineiro Ivo Lubrinna é um profissional do setor mineral que contribuiu enormemente para o desenvolvimento das atividades do setor no Estado do Pará. Não foi um pioneiro, é verdade, mas, ao chegar à região sudoeste do Pará, mais precisamente à região da Reserva Garimpeira do Tapajós, destacou-se pelo conhecimento e a experiência que já havia acumulado, fator este decisivo para fazer dele um líder entre os garimpeiros e outros mineradores daquela região, tendo assumido a direção das duas mais importantes entidades do setor", escreveu Josefina Carmo, ao justificar a homenagem a Ivo.


Segundo a deputada, homenagear Ivo Lubrinna de Castro com o Título Honorífico “Cidadão do Pará” é reconhecer os méritos de um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento de uma atividade que gerou milhares de empregos e renda para trabalhadores do Pará, "além de oportunidades de negócios para uma quantidade igualmente grande de empreendedores que produziram riquezas e patrocinaram o desenvolvimento da região sudoeste do Pará".


Por telefone, Ivo conversou com Josefina e agradeceu-lhe a homenagem.

Um comentário:

mario de miranda disse...

Parabéns NEGÃO, Agora você faz parte da cota dos cidadãos paraenses afro descendentes.Legal. Estou orgulhoso.
Abraços,

Peludão