domingo, 5 de dezembro de 2010

PT SAI NA FRENTE NA CONFIRMAÇÃO DE NOMES PARA O MINISTÉRIO DE DILMA

A verdade é que, até agora, na formação do ministério, os profissionais do PMDB levaram um banho da neófita Dilma Rousseff. Escudada pelo nada neófito Antônio Palocci, o PT vem emplacando seus nomes, o PSB avança nos seus e o PMDB está suando para manter o mesmo número de ministérios que possui no governo Lula.


Além do mais, os ministérios em negociação são francamente menos importantes. Basta ver que o PMDB deve levar como novidade o Turismo e a Previdência e largar Comunicações e Integração Nacional. Sem falar no ministério da Saúde que, o.k., nunca foi seu de fato (José Gomes Temporão, filiado ao partido, foi uma escolha pessoal de Lula), mas, ainda assim, lhe dava a oportunidade de nomeações em órgãos como a Funasa, por exemplo.


Nessa altura do campeonato, o PMDB vai usar os próximos dias para tentar virar o jogo em reuniões com a cúpula petista da transição. Fará até um “jantar de agradecimento” para Lula na quarta-feira – uma noite que tem mais cheiro de lobby.


O PMDB errou tanto até aqui que ajudou Dilma e o PT em certa medida a conseguirem este 1 x 0. Mostrou-se dividido na negociação que se seguiu ao triunfo do dia 31 de outubro. Cada grupo começou a falar e trabalhar por si. Michel Temer perdeu o controle da condução do processo. Na segunda-feira, Sérgio Cabral deu um passo em falso, precipitou-se e perdeu um ministro que havia feito.


Os diversos PMDBs (o da Câmara, o do Senado, o do Michel Temer etc.), que pareciam unidos na campanha, só estão juntos da boca para fora – ou mais precisamente nas declarações oficiais que fazem à imprensa.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/

Nenhum comentário: