domingo, 12 de dezembro de 2010

AEROPORTO DE ALTAMIRA

Vilmar Soares, presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), enviou ao editor do blog, através de email, o texto que segue abaixo, com o título acima:

INCOMPETENCIA é a palavra mais branda (e apenas culposa) achada para denominar a “não ação” da Infraero que causa a situação que hoje vivem todos os que utilizam os serviços do aeroporto em Altamira.


Segundo o ultimo senso realizado pelo IBGE (2010), a região da Transamazônica conta com uma população de 369.116 habitantes. Destes, 105.030 habitantes residem em Altamira, ou seja, aproximadamente 30%. Dos 11 municípios que fazem parte desta região, apenas Altamira possui serviço aeroportuário e é atendida com sete vôos diários das empresas áreas TRIP Linhas Aéreas, que opera com avião com capacidade para 70 (setenta) passageiros, e as empresas Sete e Meta, que atendem com aeronaves com capacidade para 30 (trinta) passageiros. Esta é a situação máxima de capacidade do transporte aéreo dessa região.


Mas o que é máximo mesmo, usando apenas um adjetivo, é o que vamos chamar agora de somente incompetência da Infraero: há mais de três anos, existe depositado na conta desta empresa o valor de oito milhões, destinado para recapeamento da pista, ou melhor, deixar a pista apta a receber aviões de grande porte. Nosso único aeroporto trabalha hoje em precárias condições de estrutura física, nos 2.003m de pista de pouso e decolagem, que foi construída em 1979, e no dia 17 de Janeiro de 1980, a Infraero assumiu a administração do Aeroporto de Altamira, que hoje se encontra com fissuras na pista e aptas a colocar em risco a vida dos passageiros.


Mesmo se não existisse um empreendimento do porte do UHE Belo Monte, a população de Altamira, desde 2007, vem sendo lesada, pois a administração da empresa sequer conclui um processo licitatório válido, pois já estamos cansados de ter reuniões com presidente da Infraero, diretores e superintendente, que prometem muito, mas nada se realiza. E ate quando vamos esperar?


Espera-se que o mesmo não ocorra com o terminal de passageiros, cuja previsão para a entrega do projeto de reforma é fevereiro de 2011, com custo ainda não estimado para realização desta obra necessária àqueles que utilizam a via aérea para buscar saúde, educação para nossos filhos ou visitar os nossos parentes que moram em outras regiões.


Em decorrência da tamanha falta de ação da Infraero, apenas três empresas que operam com aviões pequenos se aventuram na pista fissurada deste aeroporto. Por enquanto, a população apenas olha companhias aéreas, como GOL e TAM, voarem cada vez mais alto, muito distante da realidade local. Em Altamira, paga-se hoje a mais cara passagem do Brasil. Trecho como Altamira/Belém já chegou a custar R$ 900,00 (novecentos reais). A quem interessa valores tão exorbitantes assim? A incompetência é mesmo a única culpada?


Vilmar Soares

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