quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ONG ALEMÃ AFIRMA QUE A IRANIANA SAKINEH ESTÁ LIVRE

Sakineh e seu filho (foto), além do advogado destes, estariam em liberdade, segundo ONG da Alemanha (Foto: Portal Veja.com)

A iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada a morrer apedrejada, foi libertada, assim como seu filho e seu advogado, afirmou o Comitê Internacional Antiapedrejamento, ONG alemã que acompanha o caso. A organização disse, no entanto, que ainda aguarda a confirmação oficial.


"Recebemos do Irã a informação de que estão livres", disse Mina Ahadi, porta-voz do comitê contra a lapidação. "Aparentemente, esta noite há um programa que deve ser exibido na televisão e aí saberemos 100%. Mas, sim, ouvimos que está livre e também seu filho e seu advogado", disse Ahadi.


Sakineh foi condenada à morte por dois tribunais diferentes, em 2006, pelo envolvimento no assassinato do marido. Em 2007, sua pena pelo assassinato foi reduzida, em apelação, a 10 anos de prisão, mas sua sentença a morrer apedrejada por adultério foi confirmada no mesmo ano por outra corte de apelação.


A revelação do caso, em julho passado, por associações de direitos humanos, causou uma forte mobilização no Ocidente, a partir de quando muitos países e personalidades pediram que a sentença não fosse aplicada.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/

Nenhum comentário: