segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FINANCIAMENTO PARA COMPUTADORES

O governo federal liberou, hoje, uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que Estados e municípios comprem laptops para estudantes das suas redes de ensino. O crédito faz parte do Programa "Um computador por Aluno", mas Estados e municípios só poderão comprar equipamentos para, no máximo, 25% dos seus estudantes.


Levando-se em conta que o governo federal só distribuiu até hoje 150 mil laptops e não tem previsão de orçamento para novas compras, a meta que dá nome ao programa deverá levar algumas décadas para ser cumprida, além de depender, na sua maior parte, da boa vontade e dos recursos de prefeituras e governos estaduais.


Chamado de ProUca, o programa, criado em 2007, teve problemas desde o início. Na primeira tentativa de licitação, o Ministério da Educação suspendeu a compra por considerar que o preço pedido pelas empresas estava muito acima do que o governo poderia pagar. Na época, a expectativa era de US$ 100 por equipamento, mas as melhores propostas estavam em torno de R$ 1.000.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: