quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AMAZÔNIA: MENOR TAXA DE DESMATAMENTO EM 22 ANOS

Entre agosto de 2009 e julho de 2010, a Amazônia perdeu 6.450 quilômetros quadrados de floresta. É a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento, em 1988.


A área desmatada equivale ao tamanho do Distrito Federal ou a quatro vezes o da cidade de São Paulo. O número foi divulgado hoje (1°) pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, e representa uma queda de 14% em relação ao ano passado, quando o desmatamento atingiu 7,6 mil quilômetros quadrados da Amazônia Legal.


“É um número auspicioso, é uma redução de 14% em relação ao ano anterior, que já teve uma redução significativa”, avaliou Câmara.


A taxa é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso.


O desmatamento anual ficou acima do esperado pelo governo, que projetava uma taxa de 5 mil quilômetros quadrados.


Segundo Câmara, o Inpe registrou redução significativa do desmatamento nos três estados que tradicionalmente lideram o ranking de derrubadas: Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Fonte: http://www.agenciabrasil.com.br/

Nenhum comentário: