quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HADAD: NOVO PNE NÃO TERÁ "META IMPOSSÍVEL"

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu, nesta quarta-feira, que o novo PNE (Plano Nacional de Educação) não tem nenhuma meta “impossível de ser cumprida”. O documento entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020 e será discutido pelo Congresso Nacional, na próxima legislatura.

Segundo Haddad, esse plano é “mais realista” e factível de ser cumprido, desde que se aumentem os investimento públicos em educação dos atuais 5% para 7% do PIB (Produto Interno Bruto), meta incluída no documento. “Construímos um plano em que os 7% do PIB cobre todas as despesas. Fizemos as contas meta por meta e o custo desse PNE é exatamente de 2% do PIB”, afirmou.

Segundo Haddad, o cumprimento da meta 17, que determina a equiparação da remuneração dos professores com os profissionais de outras categorias com escolaridade equivalente, custará 0,8% do PIB. "Se nós não fizermos da próxima década, a década da valorização do professor, será muito difícil cumprir as metas de qualidade", apontou.

Fonte: Agência Brasil
PS: O atual PNE, que se encerra este ano, também não tinha meta impossível, mas apenas 1/3 dele foi executado. Como, então, acreditar que o próximo tenha sorte melhor? Só no Congresso vai demorar cerca de um ano e meio para ser debatido e votado. Ou seja, começará a ser executado só a partir de 2013. Já teremos perdido muito tempo. E, em educação, isso é muito grave.

Nenhum comentário: