domingo, 3 de janeiro de 2010

SERRA PELADA AINDA VALE R$ 3,2 BILHÕES

Cerca de 45 mil garimpeiros adentram 2010 com a expectativa de que ainda no primeiro semestre seja implantado o Projeto Serra Pelada, uma parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a Colossus Geologia e Participações Ltda, subsidiária da Colossus Minerals Inc., empresa canadense especializada em exploração de ouro.

A principal alavanca para que o projeto saia do papel, depois de anos de espera, foi a aprovação do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), feito pela empresa Geoma e aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Com o EIA-RIMA em mãos, os garimpeiros já aguardam a possibilidade de que em, no máximo em um ano, o garimpo mecanizado comece a extrair as cerca de 33 toneladas de ouro que constam no projeto como ainda passíveis de serem retiradas dos 100 hectares que pertencem à Coomigasp.

Em valores atuais, as 33 toneladas de ouro que a cooperativa e a empresa esperam extrair superam 2,31 bilhões de reais. Como a previsão de investimentos da Colossus deve girar em torno de R$ 100 milhões, o lucro pode ser gigantesco. Além do ouro, há a perspectiva de que sejam extraídos também 6,8 toneladas de platina e 10, 6 toneladas de paládio - um metal branco parecido com a platina e que tem diversas utilidades na indústria química, farmacêutica e petrolífera, além de muito usado na medicina dentária.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo eu sei que você está do lado da vale do rio doce, todos nós sabemos que o ouro que tem em serra pelada ultrapassa a casa dos TRILHÕES, vocês querem enganar esses pobres garimpeiros pagando uma mixaria para cada um.