domingo, 31 de janeiro de 2010

JOSÉ DE ALENCAR COMENTOU

O juiz trabalhista e também blogueiro José Maria Quados de Alencar, sobre a postagem "Os metalúrgicos paraenses têm feito a diferença", enviou o seguinte comentário:


Obrigado pelo registro da parte que me tocou.

Fui advogado dos metalúrgicos por muitos anos.

No último ano que advoguei, 1995, fui contratado pelos dois lados - ALBRAS e metalúrgicos - para fazer a mediação e, se infrutífera, a arbitragem. Nesse ano o advogado já foi Jarbas Vasconcelos, atual Presidente da OAB. A mediação foi bem sucedida e não foi preciso a arbitragem.

Relembro o papel importante que jogava nessas negociações o Sérgio Gribel, que liderava o comitê negociador da ALBRAS, cujo talento e honradez excepcionais nos obrigava a fazer de cada rodada um exercício de constante aperfeiçoamento das técnidas de negociação. Nesse mesmo ano de 1995 tornei-me juiz e Gribel aposentou, tendo trabalhado para o Governo do Estado daí em diante.

Gribel, que se tornara grande amigo de todos nós, nos deixou ano passado, fato que registrei no Blog do Alencar.

Gribel merece uma homenagem póstuma da ALBRAS, quem sabe denominando o Horto onde muitas das negociações foram feitas.

31 de janeiro de 2010 15:13

3 comentários:

JOSE MARIA disse...

Meu caro Piteira.

Obrigado por - como diria o inesquecível Juvêncio Arruda - levar meu comentário à ribalta.
Lendo-o agora nesse lugar vejo que passaram uns erros de revisão (meus, claro), que nos tempos da tipografia e da linotipia seriam chamados de gralhas. Agora é erro de digitação mesmo.
Valeu, Piteira.

Blog do Piteira disse...

Alencar,

sempre que converso com o Sulivan Santa Brígida, hoje presidente da Fitimn, e relembramos aquele período de ricas experiências políticas, destaco que as negociações com a Albras (acho que a última de que participei foi em 1995) e as discussões que fazíamos em torno delas foram decisivas para algumas definições de minha vida profissional.

A primeira delas, e a mais importante, foi a de optar pela assessoria de imprensa, recusando a idéia e as propostas que estão surgiram de ir para a redação de algum jornal. De entidades sindicais, passei a assessorar alguns órgãos públicos e prefeituras.

Mas guardo aqueles eventos em Barcarena entre as experiências mais interessantes e ricas que vivi, não pela assessoria de imprensa em si, mas por toda a discussão que girava em torno delas, as estratégias adotadas pelas partes e, não devo negar, a tua atuação como mediador.

Sérgio Gribel, por um lado, Jarbas Vasconcelos e Sulivan, por outro, e tu no papel de mediador protagonizaram, sem sombra de dúvida, momentos ímpares da arte da boa negociação, da tolerância, do diálogo como arma de indispensável ao acordo.

Aprendi muito com aquilo.

José Maria Piteira

JOSE MARIA disse...

Meu caro Piteira,

Fico feliz em ter participado desse bom momento do movimento sindical paraense, nessa condição.
Como sabes, também comecei como sindicalista bancário, de oposição (e derrotado pelo Carlos Levy...).
Mas felicidade mesmo é saber agora que suas escolhas foram também influenciadas por esse momento.
Sucesso, agora e sempre.