sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ENEM: PROVA DA MEDIOCRIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, confirmou o que muitos educadores já afirmam há anos: o ensino público brasileiro está à beira da falência, faltando pouco para cair no abismo. Os mais radicais afirmam que a atual geração de estudantes brasileiros está perdida, tamanha é a qualidade precária do nosso ensino público.

Veja apenas dois dados do último Enem:

* Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o exame teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas;
* Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.

A escala apresentada pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio - a nota 500 - apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.


E os nossos educadores dizem o que desses resultados?

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