sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IPEA DISPONIBILIZA MAPA SOCIOECONÔMICO DE MUNICÍPIOS

Já está disponibilizado para todo cidadão, por intermédio do site www.ipea.gov.br , o mapa socioeconômico de todos os municípios brasileiros, uma nova ferramenta lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que agrega, em imagens de satélites, dados de diversos ministérios, institutos, agências reguladoras e organismos internacionais.

Ao clicar no município, a pessoa tem acesso a dados relativos à população, saúde, educação, aeroportos, pobreza, rodovias, infraestrutura, território e Produto Interno Bruto de cada município, com origem em órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), ministérios, agências reguladoras, organismos internacionais.

“O que estamos lançando é apenas uma primeira camada, que será ampliada à medida que forem surgindo as demandas”, explica o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Erivelton Pires Guedes, que é responsável pela ferramenta. “Portanto, novos indicadores poderão ser incorporados à ferramenta, a fim de buscar mais indicadores sobre cada município do país”.

Segundo Guedes, é possível também incluir informações sobre fornecedores de produtos e serviços, de forma a ajudar prefeitos a melhor gerir seus gastos.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: