quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HAITI: TERREMOTO PODE TER ATINGIDO TRÊS MILHÕES DE PESSOAS

No Haiti, até o prédio da ONU foi destruído. O chefe das forças de paz da ONU está entre os mortos. (Foto G1)

Que tragédia essa do Haiti, heim? Um terremoto de 7 graus na escala Richter, que atingiu a capital, Porto Príncipe.

Tragédia sobre uma tragédia, pois aquele país do Caribe acumula os piores índices de desenvolvimento econômico, humano, de violência e tudo que é desgraceira mais. Uma tragédia. Por isso estão lá as forças da Organização das Nações Unidas (ONU), com participação do Brasil. Mas, passados mais de três anos, pouca coisa mudou.

Já se fala em mais de 100 mil mortos. O número de feridos e desaparecidos é indefinido. Ao todo, cerca de 3 milhões de pessoas teriam sido atingidas de alguma forma pelo terremoto. Que coisa!

Além de Zilda Arns, o Ministério das Relações Exteriores já fala em dez brasileiros mortos, mas admite que esse número pode chegar a 17. Até o chefe da missão de paz da ONU no país, o tunisiano Hedi Annabi, está entre os mortos.

O Banco Mundial diz que vai liberar 100 milhões de dólares em ajuda. O Brasil anunciou que vai mandar mais 15 milhões e promete mais militares para ajudar a reconstruir o país. Mas não basta! Será necessário que outros países façam o mesmo, principalmente os países ricos, principalmente Estados Unidos e França, que têm uma história de dominação política e exploração daquele povo transformado em uma horda de miseráveis.


O HAITI PRECISA DA SOLIDARIDADE DO MUNDO.

VEJA COMO AJUDAR:

A Embaixada do Haiti no Brasil recebe doações em dinheiro por meio da conta corrente abaixo. Os recursos serão recebidos diretamente pela embaixada e administrados por ela, segundo o Banco do Brasil. Podem ser feitos depósitos ou transferências de qualquer banco e até mesmo de fora do Brasil para a conta corrente.

Nome: Embaixada da República do Haiti
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1606-3
CC: 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71


O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também recebe doações só em dinheiro. Segundo Silvia Backes, coordenadora do CICV no Brasil, a entidade não recebe outros tipos de doações, como roupas, devido à dificuldade de enviá-las ao país. Ela diz que há uma equipe de ajuda emergencial da Cruz Vermelha saindo de Genebra com toneladas de doações e com equipes de médicos.

Para doar ao CICV, use a conta corrente abaixo:

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51


O Movimento Viva Rio informou que abriu uma conta para receber doações que serão usadas para compra de alimentos, água e medicamentos.

Presente desde 2004 no Haiti, o Viva Rio mantém uma equipe de mais de 400 pessoas trabalhando nos projetos, sendo nove brasileiros. Doações podem ser feitas na conta:

Nome: Movimento Viva Rio
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1769-8
CC: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28

Nenhum comentário: