sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

JARBAS ASSUMIU PRESIDÊNCIA DA OAB EM CERIMÔNIA CONCORRIDA

Os irmãos Vaconcelos: Jardel, prefeito de Monte Alegre (e a deputada Josefina Carmo), Jairo, juiz federal e Jarbas, acompanhados da governadora Ana Júlia.

Um encontro de velhos amigos e camaradas: Ana Júlia, Jarbas, Edilza Fonte e Raul Meireles.

Meire e Jarbas Vasconcelos.

Presença de autoridades da OAB nacional, como o presidente César Brito, o futuro presidente nacional da entidade, o paraense Ophir Cavalcante Júnior, e da governadora Ana Júlia Carepa, além de cerca de 800 convidados.

Assim foi a sessão solene da OAB/PA para a posse de seu novo presidente, Jarbas Vasconcelos, e de todos os demais membros da nova diretoria da entidade, ocorrida, na noite de ontem, no Hangar, em Belém.

Segundo a ex-presidente da entidade, Angela Sales, "nunca houve posse na OAB tão prestigiada como esta". Ela afirmou que a maior dívida moral que resgatou durante seu mandato foi a pacificação política da entidade.

Ophir Cavalcante Júnior, que toma posse, no dia 1º de fevereiro, como presidente nacional da OAB, afirmou que "Jarbas (como novo presidente da OAB) terá o apoio integral de todos os advogados do Pará". Ele garantiu que vai fazer "transbordar" a competência da advocacia paraense para todo o Brasil.

Jarbas fez um dos discursos mais consistentes e emocionantes que o editor do blog já ouviu nos últimos anos. Ele resgatou sua origem humilde, membro de família pobre do interior do Pará (Monte Alegre) e destacou o fato de ter buscado, a partir dos 13 anos, em Belém, a formação profissional e a realização de seu sonho de ser advogado. Resaltou sua militância política, os movimentos políticos contra a ditadura e pela reconstrução de um Estado Democrático de Direito. Relembrou sua militância na OBA/PA, especialmente depois que criou o movimento "OAB para Todos" e agradeceu a todos os que acreditaram nesse projeto. Vários de seus amigos da época de militância política marcaram presença.

"A OAB tem como presidente um filho legítimo do povo paraense, um advogado militante, que conhece delegados arrogantes, que conhece juízes que extrapolam em sua autoridade e promotores que não respeitam advogados", afirmou Jarbas, em um dos momentos em que foi ovacionado pelos presentes.

Jarbas anunciou que a OAB/PA vai entregar um documento aos candidatos ao governo do Estado, na eleições deste ano, com propostas de compromisso com o desenvolvimento do Pará. "O novo presidente da OAB tem compromisso com o desenvolvimento do Estado. Nós precisamos deixar um legado às gerações futuras", disse.

O presidente nacional da OAB, Cézar Brito, deu destaque, pela contemporaneidade do tema, à defesa dos direitos humanos e à necessidade de o país resgatar sua história relativa ao período dos governos militares, relembrando que muitos países que viveram períodos de excessão já resgataram seu passado e identificaram os que fizeram excessos e reescreveram sua história.

Já a governadora Ana Júlia, a última a falar na cerimônia, deu destaque à relação de amizade que tem com o novo presidente da OAB/PA, identificou-se como parte de uma geração que passou a ocupar cargos importantes na sociedade e nos governos, e viu isso como uma afirmação dos ideais que ela e seus companheiros defenderam.

Depois da cerimônia de posse, a OAB ofereceu um coquetel aos convidados na área de alimentação do Hangar.

Nenhum comentário: