terça-feira, 12 de janeiro de 2010

UM ANÚNCIO AMARGO NO ANIVERSÁRIO DE BELÉM

Esta deveria ser uma notícia para comemorarmos com muita festa e euforia, mas ela é motivo de tristeza e revolta com os nossos governantes, mais precisamente com o prefeito Duciomar Costa e a governadora Ana Júlia, que não demonstraram competência política para garantir a Belém uma das vagas de cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.

Pois vejam só: o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, hoje, a liberação de R$ 7 bilhões para financiamento do chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade e Transporte Urbano para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o valor total para essas ações agora é de R$ 8 bilhões. Entre os projetos que serão financiados estão os de corredor exclusivo para ônibus, veículo leve sobre trilhos (VLT) e monotrilho, além de obras viárias para facilitar o acesso aos estádios.

Os projetos já foram apresentados pelas cidades-sede e serão anunciados, amanhã, pelos governadores e prefeitos de localidades que sediarão jogos da Copa, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O financiamento terá quatro anos de carência e até 30 anos de prazo para pagamento. De acordo com Fortes, ainda não há previsão de recursos a fundo perdido para ações ligadas à Copa. “Por hora, é só financiamento”, afirmou.

As cidades que serão sede de jogos na Copa de 2014 são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. Belém bem que poderia estar nessa relação, mas tá fora.


Hoje, o 394º aniversário de Belém poderia ser celebrado com um gosto de vitória. Mas, que nada! As comemorações foram insossas, pois o gosto na boca era amargo, mas contido pela civilidade. A "deixa" do povo virá em outubro próximo. O anúncio parece ter sido feito de propósito no dia de hoje, para nos lembrar da incompetência de nossos governantes.

Fonte: Redação do blog, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: