quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Várias manifestações pela primeira Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que inicia hoje, serão realizadas por entidades que fazem parte da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 3.386 trabalhadores em condições degradantes em todo o país. No Pará, o número total chegou a 326. O Estado foi sexto colocado no ranking do ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado hoje.

Os atos pretendem destacar a necessidade de aprovação da PEC 438/01, que prevê expropriação de terras onde esteja comprovada a prática, por meio de coleta de assinaturas junto à população.


Segundo o senador José Nery PSol-PA, que é presidente da Subcomissaão de Combate ao Trabalho Escravo no Senado, a matéria precisa ser votada em segundo turno pela Câmara dos Deputados, até o final do primeiro semestre. “Depois começa o período eleitoral e a situação pode ficar ainda mais difícil”, alerta. Além dessa questão, a PEC ainda enfrenta forte pressão da bancada ruralista.

Em Belém, um ato político e cultural será realizado na Praça da República, no dia 31 de janeiro, próximo domingo, para coletar assinaturas em favor da PEC 438/01 e com show de artistas locais.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: