quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

GARIMPEIROS DO TAPAJÓS VÃO REUNIR COM DNPM

Em Itaituba, no sudoeste do Pará, entidades representativas dos garimpeiros pretendem reunir a categoria, no dia 3 de fevereiro, às 14h, na Câmara de Vereadores, com a presença do Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Cedraz Nery.

Eles querem conhecer o resultado dos estudos realizados pelo Projeto Cuide de seu Tesouro e pelo Programa Nacional de Formalização da Produção Mineral- PRONAFOR, que subsidiou as ações do DNPM, permitindo ao órgão a definição de prioridades nos requerimentos.

A A
ssociação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (AMOT), o Sindicato dos Mineradores de Ouro do Oeste do Estado do Pará (SIMIOESPA) e a Cooperativa de Extração Mineral do Vale do Tapajós- COOPEMVAT estão em intensa mobilização para garantir a presença de grande número de garimpeiros.

"O grande sonho de todos os garimpeiros é a obtenção de seu título autorizativo consumado na Permissão de Lavra Garimpeira - PLG. Todavia, desde a edição da Lei que a criou (Lei nº 7.805/89), os garimpeiros e as cooperativas têm feito os requerimentos junto ao DNPM, sem que o título seja outorgado. Os motivos tem sido os mais variados", afirmou o presidente da Amot, Ivo Lubrinna, em ofício enviado ao diretor do DNPM, ontem.

Nenhum comentário: