quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SERVIDORES DA CÂMARA DE BELÉM EM MOBILIZAÇÃO

A votação do Orçamento de Belém serviu pra demonstrar a ampla, total e irrestrita falta de representatividade e legitimidade do Sisbel como entidade sindical dos servidores públicos de Belém. A omissão da diretoria do sindicato diante dos fatos o condena.

Já os servidores de carreira da Câmara Municipal estão dispostos a ir em frente no movimento em defesa de seus direitos. Amanhã, eles voltam a se reunir para avaliar os prejuízos que a votação do orçamento trouxe à categoria. Vão, também, distribuir o primeiro de uma série de edições de um informativo.

Eles querem aproveitar o recesso do Carnaval para discutir algumas propostas. Uma ação na Justiça está sendo discutida por eles.

3 comentários:

BELÉM LIMPA X BELÉM SUJA disse...

Piteria, penso que os servidores da Câmara Municipal precisam discurtir, hoje, o papel que a p´ropria CMB exerce e o que nós podemos fazer para nos enquadrar como trabalhadores daquele Poder. Veja só: não falo dos trabalhadores que dão apoio direto ao Plenário, ao que limpam a Casa, os que taquigrafam ou estão em departamentos que tem função, pois esses estão lá desenvolvendo suas atividades. Mas, temos uma gama de colegas que não tem nenhuma função na Casa, não exercem qualquer atividade e nem querem exercer. A CMB paga, se compararmos com os salários dos professores, muito mais do que recebe uma professora para assumir duas turmas, manhã e tarde, com 70 crianças. Sabe esse seminário dos metalúrgicos? Vamos pensar algo parecido, claro que não tenho tempo nem legitimidade para dirigir isso, mas é isso que penso devemos buscar construir...Veja bem, nesses mais de trinta anos que estou ali não vi um concurso público, apenas o interesse dos vereadores em aumentar o número de DAS para os seus mandatos...Claro que não concordo com essas maracutaisas, mas temos que ser transparentes também com o que representa cada servidor para aquele Poder. Ou não?

BELÉM LIMPA X BELÉM SUJA disse...

Por que que temos que reproduzir esses caracteres da cadeira de rodas?

Blog do Piteira disse...

João,

na reunião que houve na sexta-feira passada, conversamos sobre algums dessas questões que levantas. Concordo que devamos discutir essa situação da qualificação dos servidores. É verdade que existe uma turma que hoje vive praticamente ociosa, sem a necessária qualificação profissional para realizar atividades novas na Casa.

É grande o número de servidores que hoje tem vida degradada por doenças (diabetes, cardiopatias gerais, etc), que vive pendurado no banco com empréstimos, que está com medo de se aposentar por causa do baixo salário. Soubemos que, já neste mês, com os cortes anunciados, vários vão receber merrecas, alguns nem cem reais. Ouvi alguns relatos dramáticos.

Propus que esse novo movimento criado pelos servidores não se restrinja às questões puramente corporativas, coisas de nosso próprio umbigo. Que mostremos à sociedade que a imoralidade dos vereadores e o conluio da Casa com os interesses do Dudu são prejudiciais à população, à sociedade; que esse novo movimento seja uma luta pela cidadania, pela decência na Casa, pela ética.

A turma concordou e ficamos de redgir um Manifesto à Sociedade. Vamos nos reunir no dia 2 de fevereiro.

Essa é uma das piores composições da Câmara Municipal. A atual Mesa, ou pelo menos a maioria dela, é uma excrecência. Dela não podemos nem devemos esperar coisa alguma em favor do funcionalismo.

Acho, João, que esse é um movimento necessário.

José Maria Piteira