quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DUCIOMAR E ANA JÚLIA: UNIDOS PELO PÃO E PELO CIRCO

Nossa governadora e o secretário de Cultura, ladeados por sambistas contratados para homenagear Belém. (Foto do blog Espaço Aberto)


Com o título e a foto acima, no Blog do Espaço Aberto de hoje, sobre as homenagens oficias pelo 393º aniversário de Belém, ocorrido ontem.


Duciomar e Ana Júlia.
Ana Júlia e Duciomar.
Prefeito de Belém e governadora do Pará.
Governadora do Pará e prefeito de Belém.
Um pela outra, a outra pelo um, deu no mesmo.
No dia 12 de janeiro, ontem, o dia do aniversário de Belém, o que tivemos?
Tivemos pão e circo.
Mais circo do que pão, aliás.
O governo do Estado contratou os sambistas Dudu Nobre e Diogo Nogueira para divertirem o eleitorado no Hangar. Foi na segunda-feira. Vejam na foto Sua Excelência e o secretário de Cultura, Edilson Moura – pré-candidato da Democracia Socialista (DS) a deputado estadual – com os cantores.
Ontem, foi a vez de Duciomar, que desembolsou uns tostões – e ponham tostões nisso – para que Fábio Jr. desse as suas carreirinhas num palco armado na Aldeia Amazônia, que já foi Cabana.
Também ontem, Duciomar distribui pedaços de um bolão de 430 quilos para os belenenses.
Reparem bem.
Vocês acham que Belém, uma cidade que se quer a Metrópole da Amazônia, o Portal de Entrada da Amazônia, uma cidade com quase 400 anos, vocês acham que Belém, enfim, se contenta com isso?
Reparem só.
Sem exagero, mas há anos que Belém não comemorava o seu dia, o seu aniversário da forma que comemorou ontem: sem uma obra sequer para ser entregue à população. Nenhuma obrinha, dessas que hoje, no dia seguinte ao aniversário, a pessoa pudesse passar por lá e dizer: “Olhem, isso aqui quem fez o Duciomar”; ou então: “Olhem, isso aqui quem fez foi a Ana Júlia”.
Qual a obra marcante de Ana Júlia?
Uma cozinha.
E de Duciomar?
Uma avenida, a Duque.
Aliás, vamos ser justos.
No quesito inoperância, o prefeito está pior do que a governadora.
Porque ela está no início do quarto ano de governo.
Ele já está no início do sexto ano.
E as peças publicitárias?
Um espanto.
Um verdadeiro espanto.
Os jornais publicaram uma peça de Duciomar.
Aparece uma moça – de uma bela morenice, ressalte-se – com os braços abertos. Ao fundo, aparecem algumas fotos: do Theatro da Paz, do Círio, do Palácio Antonio Lemos...
E obras, gente, e obras de Duciomar?
Para não dizer que nada aparece, aparece uma – uminha: um pedacinho, 50 metros se tanto, do Projeto Orla, que está com 70% por serem concluídos.
Pois é.
Diante de tudo isso, desse deserto de realizações, restou o quê.
O pão e o circo.
Aliás, mais o circo do que o pão.

Nenhum comentário: