segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MEGAPROJETOS NA AMAZÔNIA EM TRÊS CAPÍTULOS

Três importantes reportagens produzidas pela jornalista Érica Giorgino, da Revista Superinteressante, da Editora Abril, edição de janeiro de 2010, narram histórias de como nossa floresta atraiu (e expulsou) quem tentou lucrar com ela.

Relatam parte da saga de empreendedores estrangeiros na Amazônia, como Henry Ford, Daniel Ludwig e a Alcoa, respectivamente, nos municípios de Santarém, Almeirim e Juruti, os três no estado do Pará. Três megaprojetos, três capítulos importantes na história de investimentos estrangeiros no Pará.


Falam de imensos recursos, milhões de hectares, bilhões de dólares e infinitos problemas na execução de empreendimentos na maior floresta do mundo. Eis a glória e ruína dos megaprojetos de gringos na Amazônia.

A ordem é cronológica inversa. Na primeira, os reis do alumínio chegam para tirar bauxita – mas pedindo licença e com viagem de volta marcada. Na segunda, atrás de celulose, o bilionário ambicioso Daniel Ludwig botou a selva abaixo. Foi vencido por ela e pelas dívidas. Na terceira, Henry Ford importou dos EUA uma cidade inteira para criar uma linha de montagem de seringueiras.

Boa leitura! Critique, comente.

Nenhum comentário: