segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CRISE NO PT TIRA PUTY DA CASA CIVIL

A governadora Ana Júlia Carepa decidiu antecipar a reforma administrativa prevista para o início de abril. Todos os ocupantes de cargos no Executivo que pretendem ser candidatos nas próximas eleições devem deixar o governo logo depois do carnaval. Ao DIÁRIO, o chefe da Casa Civil, secretário Cláudio Puty, confirmou a mudança, mas não quis falar em datas. “Vai depender da agenda da Assembleia Legislativa”. A previsão é de que o anúncio seja feito na segunda-feira, 22.

A antecipação da saída dos candidatos, que só deveria ocorrer em 3 de abril, fez parte de um acordo que garantiu a paz entre as tendências Democracia Socialista (DS) da governadora Ana Júlia Carepa e “PT pra Valer” que tem entre as lideranças o secretário de Estado de Transporte, Valdir Ganzer, a deputada estadual Bernadete ten Caten, além do deputado federal Zé Geraldo e do atual líder do governo na Assembleia Legislativa, Airton Faleiro.

O alvo da mudança é Cláudio Puty, que estaria usando o cargo para avançar sobre as bases de outras lideranças petistas. Puty é pré-candidato à Câmara Federal. Para evitar passar a impressão de que ele caiu sob a pressão de outras tendências, a mudança atingirá todo o governo. Vão deixar os cargos os titulares da Secretaria de Cultura (Secult), Edilson Moura; de Transportes, Valdir Ganzer; de Urbanismo, Suely Oliveira. Haverá mudanças também no segundo escalão. Da Secretaria de Agricultura, por exemplo, sairá o secretário-adjunto José Raimundo.

Até a tarde de ontem, o único cargo com substituto indicado era a chefia da Casa Civil, para onde está cotado o médico Everaldo Martins, irmão da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins. Os outros cargos devem ser negociados com o PT e demais partidos da base aliada.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: