quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ZENALDO COUTINHO SE ESFORÇA EM PROTELAR PLEBISCITO DO TAPAJÓS

Zenaldo Cutinho: articulações contra o plebiscito para a criação do Estado do Tapajós.

Cidadãos do Oeste do Pará, guardem esse nome: Zenaldo Coutinho, deputado federal do PSDB.
Esse indistinto senhor apresentou requerimento de caráter puramente protelatório à Mesa a Câmara Federal propondo que o projeto do plebiscito pela criação do Estado do Tapajós seja analisado, antes, pelas Comissões da Amazônia, de Meio Ambiente e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Indignado com a manobra de Zenaldo, o deputado Lira Maia encaminhou ofício ao presidente Michel Temer, ontem, rebatendo os argumentos apresentados pelo deputado tucano. Segundo Lira Maia, o que pretende o deputado Zenaldo é tumultuar um processo já pacificado pela Constituição, pela Legislação e pelo Regimento interno da Câmara dos Deputados.

“O que se discute neste momento é o direito de consultar a população sobre a criação do novo Estado. O que o deputado Zenaldo quer é antecipar uma discussão de mérito que deverá ser travada num segundo momento, caso a população se manifeste pela criação do Estado do Tapajós. Neste momento, o mérito da discussão é a realização da consulta plebiscitária”, escreveu Lira Maia.

Para ele, Zenaldo Coutinho tem sua posição firmada de ser contra a criação do novo Estado. Regimentalmente, somente a Comissão de Constituição e de Justiça tem que se pronunciar sobre a constitucionalidade da proposta, o que já ocorreu. “Não acredito que o entendimento do presidente Michel Temer, que é um constitucionalista, seja diferente do que determina a Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. O que se discute neste momento é o direito constitucional e democrático da população poder se manifestar”, concluiu o Deputado Lira Maia.

Guardem esse nome: Zenaldo Coutinho, deputado federal. Ele é contra a criação do Estado do Tapajós, assim como a governadora Ana Julia Carepa e outros futuros candidatos que estarão nas cidades e comunidades do Oeste do Estado pedindo voto nas próximas eleições.

Nenhum comentário: