segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ALERTA GERAL: SEGUNDA ONDA DA GRIPE A

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) faz novo alerta: a gripe A está voltando e já fez novs vítimas. Duas mulheres e uma criança morreram, neste fim de semana, em Belém, em decorrência do vírus da doenç. A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da Sespa, Ana Helfer, concedeu, na tarde desta segunda-feira, em Belém, uma entrevista coletiva para falar sobre os novos casos do vírus H1N1, no Estado.

De acordo com Ana Helfer, esta seria uma segunda onda do vírus da gripe A, já que essa época do ano não é um período propício para gripes sazonais. Qualquer gripe seria uma forte suspeita de ser o vírus H1N1.

Neste momento, é importante saber diferenciar um resfriado comum de uma gripe, alerta a Sespa. O resfriado comum geralmente costuma incluir coriza, nariz entupido, espirros, garganta irritada, tosse e dor de cabeça. A febre geralmente é leve, mas pode subir a 38 graus em crianças.

Os sintomas da gripe A são os mesmo de uma gripe convencional, com maior ênfase nos sintomas, são eles: febre, tosse, dores musculares, cansaço, diarreia, vômito, irritação nos olhos e coriza. Em caso de ter os sintomas do vírus H1N1, o recomendado é procurar uma unidade de saúde imediatamente.


Para ler mais, http://www.portalorm.com.br/

Nenhum comentário: