quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ALTAMIRA TERÁ PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Gestores estaduais e municipais receberam, hoje, o termos de convênio. Altamira é o único município paraense beneficiado

O município de Altamira, no Pará, recebeu, hoje, termo convênio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que garante a elaboração de seu plano de gestão para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos. A entrega foi feita pelo titular do MMA, Carlos Minc. Vinte e um gestores de estados e municípios receberam os termos de convênios. Altamira é o único município paraense beneficiado pela ação do MMA. Deverá receber cerca de R$ 400 mil do ministério.

Os planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pgirs) têm o objetivo de organizar a gestão dos resíduos dentro das particularidades regionais, econômicas, geográficas, ambientais e sociais, com a meta de promover o desenvolvimento sustentável do ambiente urbano.

Na cerimônia de entrega dos termos, foram distribuídas cartilhas intituladas "Compromisso pelo Meio Ambiente, Saúde e Saneamento Básico". Nela, vem estipulada a meta de que, em dez anos, será dobrada a quantidade de esgoto coletado e tratado no Brasil. De acordo com Minc, os Pgirs serão um dos instrumentos para que essa meta seja alcançada.

Foram contemplados com a parceria os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, do Paraná, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia, além dos municípios de Ariquemes (RO), de Sumaré e Amparo (SP), de Bagé e Capão da Canoa (RS), de Afogados da Ingazeira e Palmeirina (PE), de Betim (MG), de Caicó (RN), de Casa Nova e Irecê (BA), de Caxias (MA), além de Altamira.

Para ler mais, http://www.agenciabrasil.gov.br/?q=node/811

Nenhum comentário: