quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

JÁ SÃO SEIS OS MORTOS PELA GRIPE SUÍNA NO PARÁ

O Pará já tem, somente neste ano, seis mortes pela influenza A (H1N1),a gripe suína. Os casos estão entre os 19 registros positivos para a doença e outros 12 aguardam resultado laboratorial. Em 2009, o Estado registrou 269 casos confirmados da doença e 10 mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde do estado, Ana Helfer, afirmou que, hoje, quase todos os casos de gripe no Pará são causadas pelo vírus Influenza H1N1. Ela atribuiu o fato, principalmente, à grande quantidade de chuvas que atinge toda a Região Norte neste período.

“O período chuvoso favorece os aglomerados, que favorecem a transmissão de todas as doenças respiratórias. Como na nossa região está ocorrendo a circulação prioritária do vírus H1N1, automaticamente a doença respiratória que tem mais acontecido é a gripe influenza A", observou Ana Helfer.

A partir de março, a Secretaria de Saúde vai coordenar as ações de vacinação contra a doença. O trabalho começará por grupos prioritários, em quatro etapas, de 8 de março a 7 de maio.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: