sábado, 2 de janeiro de 2010

AJUDA FINANCEIRA AOS BRASILEIROS NO SURINAME

O governo federal estuda um meio legal para ajudar financeiramente os brasileiros que permanecem no Suriname após o ataque a duzentos estrangeiros, entre eles brasileiros, na véspera de Natal. A informação é da assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty destacou que o tema é “juridicamente complicado”, diante da situação ilegal dos brasileiros no país vizinho e da dificuldade em utilizar dinheiro público para iniciativas no exterior. A previsão é que o tipo de ajuda enviada pelo governo brasileiro seja definido nos próximos dias.

Na véspera do Natal, cerca de trezentos “marrons” (como são chamados os quilombolas no país) agrediram brasileiros, chineses e javaneses que estavam em Albina, cidade localizada a 150 km de Paramaribo, capital do Suriname. Houve agressões físicas, estupros e depredações. Por segurança, todos os brasileiros foram retirados do local.


A maioria deles está hospedada em hotéis de Paramaribo com as despesas pagas pelo governo brasileiro. De acordo com o Itamaraty, US$ 40 mil já foram gastos com hospedagem, medicamentos e envio de dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ao local.

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

Nenhum comentário: