sábado, 2 de janeiro de 2010

A ÚLTIMA DO CAFEZINHO


Que o café é um estimulante natural, isso todos já sabíamos. Mas a cada dia surgem novas utilidades dele à saúde humana. A penúltima que eu soube é que até para combater o diabetes ele é bom. Como sou diabético, não passo o dia sem boas xicaradas dele - com adoçante, claro.

A última, no entanto, é a notícia de que ele contém substâncias associadas à atividade antioxidante, podendo contribuir para a redução no risco do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Essa descoberta é do químico Daniel Perrone, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um trabalho com o título "Efeito da torrefação sobre aspectos benéficos e prejudiciais do café à saúde humana: uma abordagem holística".

Componente mais conhecido por seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, a cafeína geralmente é associada a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e na resistência ao esforço físico. Após ser transformada pelo organismo, contribui para a ação antioxidante.

O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva, informa Perrone. Outro componente são as melanoidinas, pigmentos marrons que se formam durante a torrefação e dão a cor característica à bebida.

Por último, há a niacina, vitamina do complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão, chamado de trigonelina, durante o processo de industrialização.

O que estás esperando, então? Vai tomar um cafezinho, vai!

Fonte:
www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: