sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

ESTADOS E MUNICÍPIOS TÊM COMO PAGAR NOVO PISO DOS PROFESSORES

Estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU), disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. O reajuste do piso passa a vigorar em 1º de janeiro de 2010 e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.

Haddad apresenta três razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores. A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a ser transferido pelo governo federal no próximo ano aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares.

O aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é a segunda razão.

A terceira questão relacionada por Haddad refere-se às projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. Todas indicam crescimento de 5% na arrecadação.


Haverá governadores e prefeitos que não concordarão, claro. Isso ainda vai dar confusão, e não vai demorar, já que o novo valor já está em vigor.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: